O que significa Citizen Data Scientist e quais os seus benefícios?

6 minutos para ler

O Big Data veio para causar mudanças profundas na forma como as empresas lidam com as suas informações. A necessidade de respostas rápidas e capazes de nortear decisões estratégicas tornou-se cada vez maior. Nesse sentido, o cientista de dados é um profissional cuja demanda só tende a aumentar nos próximos anos. Além deste, existe o chamado citizen data scientist, que tem atribuições diferentes da de um cientista.

É possível que dentro de uma companhia os dois possam atuar juntos. Vale ressaltar, no entanto, que um cientista de dados requer uma gama de conhecimentos técnicos bem maior do que a de um citizen data scientist. Se uma empresa não tem condições de contar com os dois profissionais, é possível que somente o segundo consiga dar conta de todas as demandas do negócio.

Ficou interessado em saber sobre o citizen data scientist? Continue a leitura do nosso post e entenda o que faz esse profissional, a sua importância e como contar com ele dentro da sua empresa! 

O que é citizen data scientist?

Enquanto o cientista de dados lida com a criação de modelos e algoritmos que serão utilizados para a tomada de decisões, o citizen data scientist (ou cientista de dados cidadão) é o profissional responsável por tornar todas essas informações mais tangíveis para os outros colaboradores da empresa.

Em outras palavras, o seu objetivo é fazer com que todos os modelos e informações geradas pelo cientista de dados sejam facilmente compreendidos por pessoas desprovidas de conhecimento especializado sobre o Big Data.

É por meio do citizen data scientist que as decisões e estratégias empresariais são traçadas. Considere uma empresa do varejo. Uma vez que o cientista de dados desenvolveu modelos e algoritmos baseados na coleta, análise e tratamento de um grande volume de dados, é preciso que alguém faça uma interpretação de todas essas informações.

Essa é justamente a função de um cientista de dados cidadão: ajudar os gestores, por exemplo, na identificação do período do ano em que um produto é mais vendido, ou que tipo de público pode ser abordado para uma determinada oferta. Dessa forma, existe uma maior acessibilidade dos dados entre os demais colaboradores da empresa, mesmo que não tenham o conhecimento específico sobre ciência ou análise de dados.

Por que esse profissional é tão importante?

A transformação digital faz com que as empresas busquem obter respostas mais rápidas. Nesse sentido, a atuação dos profissionais de dados é indispensável. Dado o contexto, vale ressaltar que, com o passar do tempo, muitas atividades desempenhadas pelos cientistas de dados poderão ser automatizadas. O que isso significa na prática? Que a demanda pelo citizen data scientist pode aumentar bastante.

Empresas dos mais variados portes e segmentos precisam de profissionais como o citizen data scientist. Principalmente agora, com o surgimento de inúmeras startups, essa procura tende a se intensificar, uma vez que esse modelo de negócios pode ser orientado inteiramente por dados.

Mesmo pequenas e médias empresas lidam com uma enorme quantidade de informações, e muitos deles são disformes e desestruturados. Por meio do citizen data scientist, são encontradas tendências relevantes para o negócio. 

A precisão das análises pode auxiliar na criação, por exemplo, dos chamados sistemas de recomendação. Esta é uma vertente do Machine Learning (aprendizado de máquina) responsável por aprimorar a experiência dos consumidores com base nas suas preferências. Um bom exemplo é a Netflix, que mostra ao seu público opções de filmes e série baseadas nos dados que ela coletou referentes às suas preferências.

Democratização e automatização

O citizen data scientist busca sempre fornecer aos gestores informações confiáveis para que as decisões estratégicas possam dar o retorno esperado. Como já foi dito, esse profissional é responsável por tornar as informações mais tangíveis e compreensíveis pelos outros setores da companhia. 

Dessa forma, ocorre uma maior democratização e acessibilidade ao conhecimento do negócio. A integração entre departamentos é algo de grande importância dentro do ambiente corporativo, no intuito de criar uma maior comunicação e intercâmbio de conhecimentos entre os setores.

Uma outra solução importante que pode contar com o auxílio do citizen data scientist é a automatização. Muitas empresas anseiam tornar os seus processos mais produtivos, eliminando atividades redundantes e gargalos. Por meio dos dados que são analisados, isso se torna possível. 

Exemplos: setor industrial e jurídico

O setor industrial é um lugar que deve demandar bastante esse tipo de profissional, até pelo fato de que novas tecnologias começam a ser empregadas, o que sinaliza que uma quarta revolução industrial já está em andamento. A manutenção preventiva e preditiva de máquinas é um bom exemplo da atuação de um cientista de dados cidadão.

Também é possível contar com o citizen data scientist na área jurídica, na hora de lidar com os processos, que muitas das vezes carecem de uma automação, o que torna muitas rotinas repetitivas e propensas a erros. Esse profissional dispõe de conhecimentos e recursos capazes de tornar os procedimentos mais informatizados, o que contribui para uma maior rapidez no trâmite dos mais variados processos da área do direito.

Como colocar em prática?

Implementar uma cultura orientada em dados em uma empresa requer mais do que profissionais com conhecimentos específicos. Na prática, isso significa contar com uma boa estrutura, composta por softwares capazes de prover não só as ferramentas necessárias à extração de informações relevantes, como também a centralização e integração com os outros departamentos da companhia. 

Depois disso, é preciso saber o que deve ser avaliado. Visto que existe uma vasta quantidade de dados a serem analisados, é preciso que se saiba o que de fato é relevante para o negócio. Em outras palavras, saber o que se quer medir é mais importante do que somente medir. 

O citizen data scientist é responsável por prover respostas rápidas capazes de nortear decisões estratégicas. Setores como indústria, varejo e advocacia tendem a demandar bastante por esse profissional, uma vez que ele pode promover uma maior automatização e otimização dos processos, tornando-os mais ágeis, produtivos e menos suscetíveis a erros.

Contar com um citizen data scientist pode fazer a diferença para o sucesso de um negócio, não é mesmo? Gostaríamos de saber o que você achou do conteúdo, por isso aproveite o espaço abaixo para deixar o seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário