fbpx

Como a IoT (Internet das Coisas) pode auxiliar a análise de dados?

3 minutos para ler

O termo IoT, ou Internet of Things (Internet das Coisas), é um conceito tecnológico que tem estado em alta nos últimos anos. De forma simplificada, a IoT é a interconexão de qualquer dispositivo eletrônico com a Internet. Sendo assim, ela pode estar presente em qualquer coisa, desde um telefone celular com acesso à Internet até uma geladeira inteligente. 

À medida que mais empresas passaram a coletar dados, novas tecnologias, como a IoT, se tornaram ferramentas indispensáveis. Dessa forma, implementar um sistema de Internet das Coisas (IoT) pode coletar os dados de que você precisa para melhorar seus negócios. 

O sistema IoT pode ser qualquer um dos vários tipos diferentes de tecnologia, como Bluetooth, tags RFID ou até mesmo um sistema WiFi simples que pode enviar dados de volta para um local centralizado. Quer saber como a IoT pode auxiliar na análise de dados? Continue acompanhando!

Por que a IOT é importante para a análise de dados? 

A Internet das Coisas (IOT) é uma rede de dispositivos físicos, veículos, eletrodomésticos e outros itens incorporados com eletrônicos, softwares, sensores e conectores que permite que esses objetos coletem e troquem dados entre si. 

Conforme o número de “dispositivos inteligentes” ou “dispositivos conectados” cresce, cria-se um novo fluxo massivo de dados. Esses dados podem ser analisados pelas empresas para obter informações valiosas sobre seus clientes, produtos e operações.

IOT

Desde a sua criação, a Internet das Coisas (IOT) vem tornando tudo mais inteligente. Quanto mais conectados os produtos se tornam, mais eles coletam dados relacionados ao seu uso. Dessa forma, com a quantidade de dados que esses produtos estão coletando crescendo exponencialmente, os fabricantes podem melhorar os seus produtos e serviços.

Como a Internet das Coisas pode auxiliar a análise de dados?

Os dados de máquinas e sensores estão se tornando uma parte cada vez maior do nosso mundo. À medida que a Internet das Coisas (IOT) se expande, há um mercado crescente para dados. No entanto, existem vários desafios associados à análise das informações, o que torna difícil obter uma visão completa. 

Graças à conectividade entre os dispositivos, com a IoT é possível monitorar, analisar e compreender diversos dados. Isso permite a automação inteligente e a análise de dados coletados da Internet das Coisas. 

A análise de dados é o processo de transformar dados em informações e percepções úteis para encontrar padrões e tendências. A análise de dados está intimamente relacionada à ciência de dados, que é a aplicação de métodos, processos e modelos científicos para descobrir novos conhecimentos e percepções. Sendo assim, a IoT é uma grande auxiliar no processo de análise de dados.

Quer saber mais sobre a IoT e como ela pode ser um trunfo na análise de dados da sua empresa? Conte com a Hvar Consulting! Temos um time de especialistas para te ajudar com as melhores soluções. Entre em contato conosco e tire as suas dúvidas.

Posts relacionados

Deixe um comentário