fbpx

Como criar um catálogo de dados para a empresa?

3 minutos para ler

A maneira pela qual os dados são apresentados aos profissionais da organização ajudam ou atrapalham na compreensão dos conteúdos e podem definir a eficiência do uso do conhecimento. O catálogo de dados é um importante aliado da gestão estratégica da informação e se você quer saber mais sobre esse tema, continue a leitura.

O que é catálogo de dados

Os catálogos de dados são um conjunto de metadados, são dados que organizam outros dados. Os profissionais de TI têm conhecimento técnico para ler a informação bruta extraídas dos softwares de BI, porém os executivos de outras áreas muitas vezes precisam que os dados sejam transformados em insights que facilitam a análise.

Ele permite que qualquer usuário encontre o conteúdo de que necessita rapidamente e proporciona uma visualização otimizada. Ao utilizar um catálogo de dados é possível compartilhar materiais, complementar o conhecimento disponível e gerenciar os acessos, garantindo a confidencialidade e a segurança dos itens.

Quais os benefícios do catálogo de dados

As equipes ganham mais agilidade, não precisam solicitar as informações de que necessitam à equipe de TI, que por sua vez ganha tempo para focar em funções mais estratégicas. O usuário comum tem mais autonomia para realizar as pesquisas e é apto a avaliar a qualidade do conhecimento que encontra.

Os significados das informações ficam acessíveis a todos, pois o catálogo de dados unifica os vocabulários praticados por diferentes departamentos da empresa. Dessa maneira há o alinhamento estratégico e tático das atividades de todos os setores e a diminuição dos riscos das decisões, o que reflete nos resultados gerais da organização.

Como criar um catálogo de dados para a sua empresa

O catálogo de dados parte de informações agrupadas e organizadas e para implementá-lo você pode ter o suporte de softwares específicos e o apoio de consultorias especializadas. É um processo desafiador, afinal os elementos estão espalhados em diferentes formatos e nos diversos departamentos e sistemas.

Os profissionais de TI e demais responsáveis analisam os dados brutos dentro da realidade da companhia e contribuem para que eles se tornem acessíveis aos demais funcionários. Esse processo conta com ferramentas de Business Intelligence e precisa ser contínuo, ou seja, o catálogo evolui e pode ganhar versões melhoradas.

Essa é uma ferramenta de organizar o conhecimento da companhia para ganhar mais agilidade e eficiência, existem diversas ferramentas de catálogo de dados e a escolha do melhor catálogo varia de acordo com o background tecnológico de cada empresa. Agora que você já tem uma ideia de como criar um catálogo de dados, que tal começar a pensar na melhor maneira de implementá-lo no seu negócio? A cada vez mais as estratégias de inteligência são fundamentais, já que as informações são ativos importantes para a empresa e úteis em qualquer decisão.

Você gostou deste texto sobre catálogo de dados? Então continue com a visita em nosso blog e leia o artigo “Big Data: entenda a sua importância no processo de tomada de decisão” para saber mais sobre a importância do investimento em uma estratégia analítica para a sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário