fbpx

Entenda como melhorar a performance da indústria

5 minutos para ler

O avanço da tecnologia apresenta diversas soluções para a execução de tarefas em empresas. Mas, para manter a qualidade sem o comprometimento orçamentário, torna-se necessário pensar além. Como é o caso, por exemplo, da aplicação de um sistema IoT que auxilie no monitoramento em tempo real do indicador de OEE. Com essa combinação, é possível melhorar a performance da indústria!

Tudo, é claro, a fim de aliar a produtividade das máquinas e o progresso da produção com a aplicação da tecnologia na indústria de forma inteligente.

IoT e OEE: O que significam?

Antes de descobrir como eles podem ajudar as indústrias, é importante entender exatamente o que é IoT e o que é OEE. 

Começando pelo IoT, isto é, Internet of Things ou, ainda, em português, Internet das Coisas. Trata-se de uma rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias. Dessa forma, combinando dispositivos conectados com sistemas automatizados.

Como resultado, é possível coletar dados, analisá-los e criar uma ação, o que ajuda em tarefas específicas ou para que um processo seja aprendido. Esse sistema é uma tecnologia amplamente utilizada em indústrias, ficando conhecido como IIOT ou Industrial Internet of Things.

Por outro lado, para entender melhor e até mesmo medir a produtividade industrial, é possível utilizar o indicador OEE. Essa sigla significa Overall Equipment Effectiveness ou Eficácia Geral do Equipamento. 

Portanto, é uma métrica de desempenho para qualquer indústria. Isso porque ter um OEE alto significa que é um ambiente eficiente e com alta produtividade. Já se for baixo, quer dizer que existem recursos não utilizados que estão produzindo perdas onde deveria haver valor.

Como eles podem ser utilizados para melhorar a performance da indústria?

A aplicação de um sistema IoT em ambientes industriais possibilita que diversos dispositivos e máquinas sejam conectados através da internet para troca de informações, permitindo que softwares coletem dados em tempo real.

Dessa forma, tornando possível automatizar diversas ações através de sensores. Consequentemente, ajudando a aumentar a produtividade industrial, ao mesmo tempo em que reduz alguns erros, problemas e até mesmo desperdícios. 

E, assim, geram oportunidades para interações muito mais contextualizadas e responsivas, contribuindo para melhorar a gestão dos negócios.

Já através do indicador de OEE podemos verificar a qualidade e efetividade da produção. Com essa métrica é possível ver e compreender o processo de produção, bem como estabelecer o seu progresso e entender a eficácia das máquinas. 

Entender da melhor forma a importância do OEE e sua aplicação é bastante importante, inclusive aprender seu cálculo passa a ser algo essencial para a indústria para que medidas possam ser tomadas caso haja uma deficiência nos equipamentos de produção. 

melhorar a performance da indústria

Esse cálculo é feito através da multiplicação de três itens: o percentual de disponibilidade X percentual de performance X percentual de qualidade. Dessa forma, é preciso avaliar cada máquina individualmente, a fim de entender o que ocorre no todo, podendo também depois ser aplicada em blocos de equipamentos.

Vale lembrar que não existe um valor correto para ser alcançado, pois isso depende de cada empresa e equipamento. Entretanto, obviamente, quanto maior a eficiência deste equipamento, melhor. Vale destacar, ainda, que existe um OEE de referência. Neste caso, se um equipamento se igualar ou superar determinados números ele é considerado de Classe Mundial. 

É considerado de classe mundial um equipamento que dá uma medição de OEE de 85%, pois possui o percentual de:

  • Disponibilidade igual ou maior que 90%;
  • Performance igual ou maior que 95%;
  • Qualidade igual ou maior que 99,9%. 

Combinando Industrial Internet of Things e a gestão do OEE para melhorar a performance da indústria

Caso o cálculo OEE tenha um resultado bem abaixo do necessário, é preciso que alguma ação seja tomada para que os números se modifiquem. Uma forma mais tecnológica de acompanhar periodicamente as máquinas e também cuidar dos dados, de modo que eles possam ser melhor estudados, é através do uso do IoT.

Com a interação entre dispositivos e a capacidade de coleta de dados, o IoT auxilia nos processos de medição do OEE. Consequentemente, é uma forma de ter uma melhor compreensão da eficiência das máquinas e equipamentos através das análises de desempenho.

Agora que já sabe um pouco mais sobre IoT e Eficácia Geral do Equipamento, e de que forma eles podem auxiliar a sua indústria, aproveite para entender como calcular a OEE.

Quer saber mais sobre a implementação do IoT? Conte com a Hvar Consulting! Nós temos uma equipe pronta e altamente capacitada para te ajudar com a melhor solução. Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas.

Posts relacionados

Deixe um comentário