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Futuro do E-commerce: Product Search (Voice & Visual)

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O e-commerce já não desperta tanto medo nos consumidores como há alguns anos. Por essa razão, o investimento em ferramentas de inteligência artificial que melhorem a experiência de consumo em um mercado que só cresce a cada ano é tão importante. É nesse cenário que a busca pela implementação do Product Search do Google Cloud vem aumentando.

A rapidez e precisão são a alma dos negócios online. Quando o comprador decide por utilizar o e-commerce, ele escolhe comodidade e agilidade, ao invés de locomoção e tempo de pesquisa pessoalmente.

A busca por produtos através da inteligência artificial proporciona toda a facilidade na hora de encontrar o item desejado no seu comércio online. Veja neste artigo como funciona esse moderno artifício.

Product Search do Google Cloud, a inteligência artificial a serviço do E-commerce

A busca por produtos já existe há muito tempo. Apesar de não ser tão sofisticada quanto o Product Search – Voice and Visual, ela é, até certo ponto, eficiente por utilizar palavras-chave relacionadas ao título do produto inserido na loja, o que facilita sua identificação.

No entanto, esse artifício que já é bastante antigo conta apenas com uma pré-programação e é totalmente dependente de um operador. Não havendo, portanto, o elemento da inteligência artificial trabalhando a seu favor.

A vantagem do uso da inteligência artificial é exatamente essa: a maior autonomia do sistema. Uma vez que através do machine learning característico dessa tecnologia, o próprio computador atualiza sua base de dados a cada nova informação útil recebida.

Dito isso, confira a seguir duas perguntas frequentes sobre esse serviço do Google Cloud:

Product Search Visual, como funciona?

O visual search consiste, como o próprio nome sugere, em uma busca visual a partir de uma imagem. Sendo assim, é possível enviar uma foto de algum produto que se queira encontrar ou até encontrar produtos similares

O API Vision do Google Cloud permite aos varejistas criar produtos contendo imagens de referência que casam com possíveis descrições dos usuários, a partir de diversos pontos de vista.

Além do mais, ao reconhecer novos fatores que podem contribuir para buscas posteriores, o sistema os incorpora à sua base de dados e torna, através da inteligência artificial, as buscas cada vez mais precisas.

Product Search

É possível pesquisar também por voz?

Com a implementação de assistentes virtuais, como a Cortana do Windows e a Siri da Apple, as pessoas estão utilizando cada vez mais os serviços de voz para buscar o que querem. Tudo isso, sem a necessidade de muitos cliques.

De acordo com o Think With Google, 60% dos brasileiros já usaram a voz para controlar celulares. Uma informação que por si só já justifica, e muito, a utilização dessa tecnologia no e-commerce.

Assim, quando o assunto é comércio eletrônico, podemos dizer que sim, já é possível utilizar a busca de produtos por voz. Apesar de ser uma tecnologia mais recente em relação à busca visual. Inclusive, nos EUA, por exemplo, 17% das empresas afirmaram que já utilizam ou que pretendem utilizar o voice search nos próximos 12 meses.

Além da busca de produtos, os Recommendations AI são integrantes do E-commerce do futuro

O segmento de comércio eletrônico cresceu 387% nos últimos 10 anos. Pelo menos esse é o dado do estudo Webshoppers, realizado pelo site E-bit, que é considerado a principal referência para avaliação da reputação de e-commerces.

Com esse crescimento tão expressivo em mente, fica ainda mais fácil entender a importância do investimento em ferramentas que enriquecem a experiência do usuário. 

Mas, além do Product Search, que permite a busca de produtos a partir da voz e das descrições visuais, o Recommendations AI também é uma opção interessante para os e-commerces. 

Esse é o sistema de recomendação do Google que utiliza inteligência artificial para prever produtos que podem agradar o cliente baseado em uma pequena análise. Dessa forma, faz recomendações rápidas e precisas, desenvolvidas de acordo com as preferências e necessidades de cada usuário. Consequentemente, tornando o processo de compra muito mais dinâmico.

Depois desse artigo sobre Product Search, aproveite para continuar por dentro das ferramentas de inteligência artificial oferecidas pelo Google e leia mais sobre Recommendations AI.

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