fbpx

Google AI Platform: Como utilizar inteligência Artificial na nuvem

5 minutos para ler

Os avanços da computação em nuvem e da Inteligência Artificial são bem disseminados no Brasil e no mundo. Existem soluções que fornecem serviços gerenciados para utilização de machine learning com serviços gerenciados, menor tempo de desenvolvimento e uma robusta governança de dados.

Se você está interessado em saber mais sobre o tema, continue a leitura deste artigo até o final!

O que é Google AI Platform?

Basicamente, a plataforma com serviços gerenciadas pelo pelo Google para a implementação de serviços de machine learning, é possível preparar os dados com o Bigquery e Cloud Storage, desenvolver modelos de machine learning sem a necessidade de codificação ou usando um código escrito e treinar seu modelo.

A ferramenta possibilita também a implementação do modelo em fluxos de avaliação continua, aplicando as práticas recomendadas do MLOps, oferencendo o feedback contínuo ao longo do tempo.

Como o Google AI Platform funciona?

O fluxo abaixo demostra as etapas necessárias até o deploy de um modelo:

Quais os benefícios do Google AI Platform?

Com base no funcionamento da AI Platform, diversos benefícios são obtidos. Acompanhe alguns deles nas subseções a seguir.

Segurança da informação

Esse é um aspecto crucial, que passou a ser uma preocupação constante por parte de muitas empresas. Um elemento que contribui bastante para a segurança da informação é a criptografia, por não permitir o acesso de pessoas não autorizadas aos dados do negócio, principalmente os mais sensíveis.

Integração de equipes

Com a AI Platform, as equipes trabalham com um nível maior de comunicação e compartilhamento de informações. Em outras palavras, com o armazenamento de documentos na nuvem, estes passam a ser facilmente acessados não só dentro de um escritório como também em qualquer lugar do mundo, desde que o colaborador tenha um dispositivo conectado à Internet.

Rapidez

Muitas rotinas passam a ser automatizadas com o uso da AI Platform. Com isso, o lado estratégico dos colaboradores passa a ser mais explorado, enquanto que as atividades de caráter repetitivo e burocrático são delegados às aplicações inteligentes hospedadas na nuvem. Assim, reduz-se bastante o risco de erros e inconsistências por parte dos profissionais.

Facilidade de utilização

Como uma consequência imediata da rapidez, torna-se mais fácil o manuseio das aplicações, uma vez que são dotadas de AI Platform. Por meio dos algoritmos de predição, os analistas passam a se dedicar aos aspectos mais específicos de uma operação.

Manuseio de muitos dados

A quantidade de dados gerada pelas empresas é gigantesca. Por esse motivo, fica bastante complicado quando eles têm de ser analisados pelas pessoas. Com a Inteligência Artificial integrada à nuvem, toda essa parte relacionada com o Big Data é feita por meio das aplicações. Com isso, os colaboradores passam a trabalhar com mais eficiência e produtividade, contribuindo para a implantação efetiva de uma cultura orientada a dados na organização.

Quais as outras possibilidades de utilização da AI o Google oferece?

As aplicações que você verá a seguir são baseadas no Google Cloud Machine. Acompanhe.

API

Por meio de APIs, o fluxo de trabalho pode ser automatizado. Além disso, a linguagem de programação utilizada fica a critério da equipe. Algumas APIs disponíveis são:

  • Data Analytics, como o BigQuery, o DataFlow e o Cloud Composer;
  • Machine Learning, como o Auto ML, o Vision e o Speech-to-Text;
  • Security and Identify, como o Resource Manager, o Cloud Asset e o Data Loss Prevention.

Auto ML

O Auto ML consiste basicamente em uma API que permite o manuseio de um modelo de Machine Learning mesmo por um colaborador que tenha pouco domínio dessa tecnologia. Tais modelos são desenvolvidos de forma personalizada e de acordo com as necessidades do negócio.

Vale também enfatizar que o Auto ML conta com uma interface gráfica com fácil usabilidade. Outra característica importante dessa aplicação diz respeito à integração com os demais serviços de nuvem do Google. Dentre os seus principais produtos, podemos citar:

  • Auto ML Natural Language;
  • Auto ML Tables;
  • Auto ML translations;
  • Auto ML Video Intelligence;
  • Auto ML Vision.

Ferramentas avançadas de IA

Mesmo no desenvolvimento de ferramentas avançadas de IA, é possível fazer isso de forma simplificada, por meio das soluções que você verá nas subseções a seguir.

AI Platform

Com o AI Platform, projetos podem sair do papel rapidamente e ir para a aplicação prática. Também é importante salientar que os fluxos de trabalho, modelos e experimentos podem ser gerenciados por meio de pipelines do Kube Flow.

AI Hub

O AI Hub consiste basicamente em um repositório responsável por guardar conteúdos privados de IA. Permite ainda a centralização dos códigos desenvolvidos pelos colaboradores, contribuindo no compartilhamento de conhecimento e auxiliando na maximização da eficiência e produtividade.

TensorFlow Enterprise

O TensorFlow é uma plataforma completa de código aberto para machine learning. Ele tem um ecossistema abrangente e flexível de ferramentas, bibliotecas e recursos da comunidade que permite aos pesquisadores levar adiante ML de última geração e aos desenvolvedores criar e implantar aplicativos com tecnologia de ML.

O Google Cloud oferece todos os serviço necessários para a implementação de projetos de Inteligência Artificial. Para que uma empresa realize a implementação dessas tecnologias, é preciso uma cultura orientada a dados. Nesse sentido, a Hvar Consulting atua fortemente no mercado de Data & Analytics, sendo reconhecida pelos diversos projetos implementados desde 2011 e destacando-se como uma das principais parceiras de implementação de projetos analíticos do Google.

Para obter mais informações sobre as soluções da Hvar Consulting, entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário