Looker e o Quadrante Mágico – Uma mudança no mercado

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O Quadrante Mágico do Gartner é muito utilizado em momento de escolha de plataformas de tecnologia, acreditamos que este relatório é um verdadeiro “quem é quem” para a  indústria de Tecnologia de Dados. Os fornecedores aguardam ansiosamente seu lançamento a cada ano, enquanto as empresas contam com a pesquisa do Gartner para tomar decisões informadas ao avaliar soluções analíticas e de BI

Não faltam motivos para entusiasmo diante do reconhecidos como um Desafiante na edição 2020 do Quadrante Mágico do Gartner 1. Este é um mercado lotado e simplesmente aparecer no quadrante é uma conquista importante para a Looker

É sabido que o Quadrante Mágico também pode revelar mudanças importantes no setor. O movimento de fornecedores observado na edição deste ano espelha uma mudança profunda que está ocorrendo no mercado. De acordo com o Gartner 2 , “incorporar dados ao seu processo cultural já existente é muito mais fácil do que tentar mudar a mentalidade e o comportamento”.

Observa-se que a pesquisa do Gartner aponta para uma mudança na forma como as organizações obtêm valor dos dados. As empresas de ponta estão descobrindo maneiras de usar dados que vão além de exibi-los em um relatório ou painel. Essas empresas estão realmente criando uma cultura orientada a dados, fornecendo percepções sobre os principais fluxos de trabalho operacionais.

O mesmo pode ser dito ao observar essa mudança na base de clientes do Looker. Os clientes da Looker estão usando dados para:

  • Alimentar a transformação digital por meio da modernização dos dados. Os líderes de dados têm a responsabilidade de conduzir a transformação digital e o Looker é uma peça fundamental de um Stack de dados moderno.
  • Criar novos fluxos de receita e ganhar novos clientes com produtos de dados personalizados e aplicativos de dados completos. Os líderes de dados com visão de futuro são desafiados a encontrar novas maneiras de contribuir para o crescimento da organização, monetizando seus dados.
  • Ampliar o impacto de sua força de trabalho, possibilitando uma melhor tomada de decisões ou otimizar fluxos de trabalho operacionais sem intervenção manual.

Ficou claro que organizações orientadas a dados bem-sucedidas liderarão seus respectivos segmentos não porque usam dados para criar relatórios, mas porque os usam para potencializar experiências de dados personalizadas para cada parte do negócio, incluindo funcionários, clientes, fluxos de trabalho operacionais, produtos e Serviços.

Ao examinar os casos de uso que os clientes da Looker discursaram, observamos quatro categorias claramente distinguíveis de experiências de dados:

  1. BI moderno e Analytics: essa categoria de experiência continua sendo o uso mais comum de dados atualmente. Ele tem um foco analítico e consiste em fornecer relatórios relevantes em tempo real que atuam como um ponto de partida para análises mais aprofundadas.
  2. Insights integrados: de natureza contextual, esta categoria de experiência de dados incorpora insights relevantes nas ferramentas e produtos que as organizações já usam, fornecendo um contexto valioso para os usuários dessas ferramentas e tornando os negócios mais eficazes.
  3. Fluxos de trabalho orientados a dados: é uma experiência de dados operacionais identificada por seu foco na otimização de fluxos de trabalho de negócios em tempo real por meio da automação do processo de tomada de decisão, reduzindo significativamente – e às vezes eliminando – a intervenção manual.
  4. Aplicativos personalizados: esta categoria abrange ferramentas de dados criadas especificamente para oferecer suporte a uma função e objetivo de negócios específicos – criar novos fluxos de receita, expandir a adoção de produtos, aprimorar a diferenciação, reduzir custos de desenvolvimento, minimizar o risco de rotatividade e muito mais.

A maioria dos fornecedores do mercado concentra-se exclusivamente no suporte à primeira categoria de experiência de dados. O Looker, por outro lado, tem a capacidade de oferecer suporte a todo o espectro de experiências de dados. Isso dá à nossa solução uma vantagem única, mas também requer uma base de tecnologia sólida que dê às empresas as ferramentas e a confiança para implantar qualquer caso de uso de dados que elas possam imaginar.

O desejo de capacitar nossos clientes a criar qualquer tipo de experiência de dados imaginável foi o ímpeto por trás de nossos esforços de desenvolvimento de produtos. O Looker 7 , anunciado no final de 2019, introduziu novas ferramentas para desenvolvedores de aplicativos, como uma estrutura de desenvolvimento rica, um Marketplace no produto, SDKs atualizados, novos componentes de IU e novos recursos de desenvolvedor. Todos esses recursos são fornecidos com base em uma plataforma de aplicativo incomparável, um exclusivo design in-data base e capacidade de retro escrita via Looker Actions, arquitetado para casos de uso operacional quase em tempo real.

O roadmap de produtos para 2020 está promovendo essa visão. O foco continuará no investimento em entrega de uma experiência de BI moderna, ajudando os clientes a construir uma forte cultura de dados em suas organizações. O Looker entregará a plataforma mais extensível e poderosa do mercado, facilitando um ecossistema para possibilitar o desenvolvimento de experiências customizadas de dados operacionais. Apresentaremos ferramentas modernas para equipes de dados com o objetivo de nos tornarmos o ambiente de desenvolvimento padrão para organizações de qualquer porte, além de suportar implantações de clientes em escala em qualquer nuvem.

O Looker apresentará ferramentas modernas para equipes de dados com o objetivo de estabelecer um novo padrão para o ambiente de desenvolvimento em organizações de qualquer porte. E o comprometimento com a estratégia de várias nuvens, dando suporte a implantações de clientes em escala em qualquer nuvem será mantido.

Para saber mais, baixe uma cópia do Quadrante Mágico da Gartner para plataformas de Analytics e Business Intelligence (BI).

1 Gartner “Magic Quadrant for Analytics and Business Intelligence Platforms,” por James Richardson, Rita Sallam, Kurt Schlegel, Austin Kronz e Julian Sun, 13 de fevereiro de 2020 

2 Fatores de sucesso do CDO da Gartner: Hacks culturais para criar uma empresa baseada em dados, Debra Logan, Mike Rollings, 22 de novembro de 2019 

O Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço descrito em suas publicações de pesquisa e não aconselha os usuários de tecnologia a selecionar apenas os fornecedores com as classificações mais altas ou outra designação. As publicações de pesquisa do Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa do Gartner e não devem ser interpretadas como declarações de fato. O Gartner se isenta de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a esta pesquisa, incluindo quaisquer garantias de comercialização ou adequação a um propósito específico.

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