fbpx

Monitoramento remoto e alertas para IIOT – Industrial Internet of Things

4 minutos para ler

O IIOT, ou Industrial Internet of Things, é um termo que se refere, basicamente, a uma estrutura industrial onde um grande número de dispositivos são conectados e sincronizados através da internet. De forma resumida, é a aplicação de um sistema IoT (Internet das Coisas) em ambientes industriais, que pode ser utilizado, inclusive, para o monitoramento remoto e a gestão de manutenção de máquinas e equipamentos.

O uso do IIOT pode levar ao desenvolvimento de sistemas inovadores, cujo objetivo é aumentar a eficiência operacional. Afinal, a tecnologia ajuda a detectar, depurar e resolver problemas que ocorrem em sistemas em operação. Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre o monitoramento remoto e alertas para IIOT. Portanto, continue a leitura!

O monitoramento remoto e o sistema Industrial Internet of Things

Diversos equipamentos aceitam monitoramento local, como é o caso de painéis de alarme. No entanto, para análises a longo prazo e com maiores detalhes, o monitoramento remoto é mais preciso, já que permite coletar informações utilizando recursos de nuvem. Isso é muito importante, pois os dispositivos de IIOT produzem informações variadas, tais como:

  • Telemetria;
  • Metadados;
  • Estado;
  • Comandos;
  • Respostas.

O valor do monitoramento remoto começa com os princípios básicos de conexão de equipamentos e a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados. Assim, as empresas podem utilizar tais informações para melhorar o desempenho do serviço.

Dessa forma, pode-se monitorar o ambiente e o processo em que o dispositivo está inserido, bem como a integridade e desempenho do próprio dispositivo, seja individualmente ou no nível da planta fabril. Assim, tornando possível resolver os problemas da linha de produção em tempo hábil, graças à coleta, processamento e análise dos dados.

Monitoramento de sensores da linha de produção para geração de alertas

Com um sistema Industrial Internet of Things, um gateway coleta dados de sensores da linha de produção em tempo real. Com isso, é possível gerar informações analíticas para melhorar a gestão dos negócios. Para isso, os sensores são conectados com a CLPs das máquinas que possuem interface de comunicação MODBUS TCP (ethernet ou wifi).

Como resultado, a fábrica pode obter o máximo de seus investimentos digitais, garantindo que sensores e sistemas de monitoramento tenham uma maneira automatizada e confiável de identificar anomalias e gerar alertas. 

Eles são avisos ou notificações que podem ser baseados em limites mínimos e máximos de cada sensor. Além disso, ajudam a chamar a atenção para condições importantes, para que você possa verificar visualizações e, geralmente, as informações de registro associadas.

O consumo do alerta pode ser realizado via e-mail, dashboard, andon e WhatsApp pelos responsáveis por tomar providências. Dessa forma, diferentes alertas podem ser enviados a diferentes responsáveis pela resposta.

IIOT - Industrial Internet of Things

Como o Industrial Internet of Things auxilia na análise e manutenção preditiva

A informação de alertas, motivos do alerta, parada da linha de produção e resoluções de problemas alimentam uma base analítica. Com isso, é possível ter total visibilidade dos processos operacionais. O que, consequentemente, ajuda a eliminar as perdas e aliviar as ineficiências.

E, graças ao monitoramento remoto e a geração de alertas, o tempo de inatividade das máquinas é menor, ao passo em que a economia de manutenção é maior. A coleta de dados em massa permite a identificação de padrões nos impulsos gerados dos sensores que podem indicar o melhor momento para se realizar a manutenção na linha de produção.

Tanto o monitoramento operacional dos alertas quanto a análise preditiva das manutenções e identificação de anomalias se tornam cada vez mais necessários para garantir a competitividade das empresas, pois aumenta diretamente o nível de produtividade da fábrica.

Conte com a Hvar Consulting

As indústrias estão aproveitando a IIOT para transformar digitalmente as suas linhas de produção e os resultados são impressionantes. Não fique de fora dessa, entre em contato conosco e descubra mais sobre nossos serviços e a rápida implementação de projetos de IIOT para todos os portes de empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário