Power BI: conheça já suas funcionalidades e benefícios

6 minutos para ler

Hoje em dia não é mais possível agir com base apenas na experiência e feeling dos gestores das empresas na tomada de decisões. Investimento em inteligência tem sido fundamental para uma estratégia competitiva, pois fortalece todos os setores da organização a partir de uma visão abrangente do mercado.

O Power BI é um conjunto de aplicativos e serviço desenvolvido pela Microsoft, que está em constante atualização, e é uma excelente opção para gerenciar um grande volume de dados. Ele é um recurso baseado em nuvem que possibilita a análise da empresa e do mercado a partir do armazenamento e do cruzamento de informações.

A ferramenta permite que os conteúdos sejam acessados de maneira rápida, no momento e local em que os executivos precisam deles. Esse recurso tem uma interface amigável e oferece a possibilidade de visualizar as informações em imagens e gráficos, além dos muitos outros benefícios que vamos explorar nas próximas linhas.

Ganho de tempo

Uma das maiores vantagens do Power BI é que toda a organização economiza tempo, pois ele elimina a necessidade de elaborar relatórios e construir planilhas. A plataforma produz reports completos e relevantes a partir do cruzamento de dados e, com isso, otimiza o trabalho das equipes, que podem direcionar o foco para os projetos mais estratégicos.

A análise dos relatórios é outro fator que pode deixar os executivos bem ocupados, já que os documentos e planilhas muitas vezes são extensos e precisam ser lidos e avaliados com atenção. Os materiais customizáveis que essa plataforma produz, que podem contar com interessantes recursos visuais, são de fácil entendimento e também ajudam a poupar tempo.

Produtividade e competitividade

O Power BI é um importante aliado no dia a dia da companhia, além de ajudar na tomada de decisões a partir do rápido acesso a informações de qualidade, ele colabora com as funções cotidianas. As ferramentas ajudam em atividades como gerenciamento de projetos, controle do fluxo de caixa, acompanhamento da produtividade, arquivamento de dados, entre outras.

Ele também oferece a configuração de alertas no acompanhamento dos indicadores chaves de desempenho ou KPIs, o que permite que os times da organização sejam informados em tempo real sobre as métricas mais importantes. A atualização de dados constantes, inclusive os internos, possibilita uma visão mais estratégica.

Os relatórios e painéis são interativos e de fácil compartilhamento, dessa maneira, os trabalhos em equipe também ganham em agilidade e eficiência. Outra vantagem é a possibilidade de prever tendências a partir da grande quantidade de dados integrados, permitindo a antecipação dos movimentos do mercado e o ganho de vantagem competitiva.

Recursos personalizados

O Power BI tem uma interface amigável e intuitiva e, por esse motivo, é fácil e agradável explorar todos os seus recursos. Os usuários podem desenvolver painéis e dashboards personalizados reunindo dados de origens diversas e rapidamente percebem as vantagens em adotar esses recursos, o que torna fácil incluí-los na cultura da empresa.

Outro ponto importante é que os materiais podem ser visualizados a partir elaborados modelos gráficos, o que permite a rápida assimilação. Os executivos podem usar o banco de dados de qualquer lugar, inclusive em seus dispositivos móveis, e os recursos visuais ajudam a otimizar a informação quando é necessário.

 Plataforma integrada e segura

A plataforma pode ser integrada com outras ferramentas de gerenciamento de negócios da Microsoft e também com softwares de outras marcas, inclusive com os de atendimento ao cliente. Ao integrar as plataformas de inteligência com outras já existentes na empresa os resultados são maximizados, afinal, um conjunto de iniciativas que funcionam conjuntamente aumenta a eficiência dos processos.

 A segurança da informação é um dos assuntos mais discutidos atualmente e também, uma das maiores preocupações das empresas. Os conteúdos estratégicos devem ficar restritos aos executivos confiáveis, que têm papel fundamental na elaboração das diretrizes da organização, e devem ter configurações que limitam o seu acesso.

O Power BI colabora com a manutenção da confidencialidade da informação, pois disponibiliza controles granulares que protegem os materiais confidenciais a partir das restrições ao acesso. Também é possível configurar alertas nos dispositivos móveis que serão acionados se algum dado for modificado, reforçando a proteção.

 Simplicidade e praticidade

Atualmente é uma tendência trabalhar remotamente, principalmente com o desenvolvimento dos recursos tecnológicos, e as estações de trabalho de uma mesma empresa que podem ficar espalhadas em cidades e países diferentes. Nesse cenário, as equipes contam com o Power BI e acessam o conteúdo que precisam de qualquer lugar e de maneira muito prática.

Uma das principais características da ferramenta é a simplicidade, pois qualquer pessoa autorizada consegue visualizar os relatórios e dashboards de onde estiver. A possibilidade de acessar uma ferramenta de inteligência tão facilmente traz benefícios como o aumento da produtividade, da competitividade e mais clareza nas etapas dos projetos de trabalho que estão em desenvolvimento.

 Power BI na prática

O Power BI traz praticidade e eficácia em situações cotidianas, como no cadastro de fornecedores e clientes, gerenciamento das compras e gestão de projetos de diversos níveis de complexidade. A ferramenta também facilita a gestão financeira, pois ajuda no controle do fluxo de caixa.

A produtividade dos times pode ser facilmente monitorada, não só pelo andamento dos projetos, como também pela fácil visualização das métricas de performance. É possível acompanhar dados atualizados constantemente e, com isso, fazer ajustes nas iniciativas de trabalho.

Toda a documentação da empresa pode ser armazenada nas plataformas de Power BI, além de organizadas em um único lugar, as informações podem ser utilizadas para gerar os reports mais variados. O Power BI oferece diversas possibilidades de uso e auxilia também nas funções cotidianas das equipes.

O Power BI é um recurso completo que melhora significativamente os resultados da empresa, trazendo inteligência tanto para as questões táticas do dia a dia quanto para as decisões estratégicas. Com seus interessantes recursos visuais e as diversas funcionalidades de combinações de dados, essa ferramenta traz muitos benefícios para a organização, principalmente ganhos em posicionamento estratégico e vantagem competitiva.

Gostou deste artigo? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações.

Posts relacionados

Deixe um comentário