fbpx

Quando migrar do on-premise para a Cloud

5 minutos para ler

A Cloud oferece recursos de processamento em ambiente totalmente seguro e escalável, com isso, a procura por empresas que oferecem serviços de armazenamento em nuvem aumentou e, assim, o processo de migração acabou ocorrendo de forma mais acelerada. Uma das opções encontradas é a Google Cloud, plataforma oferecida pelo Google, que proporciona diversos benefícios.

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre quais são esses benefícios e qual o momento certo para migrar do on-premise para a Cloud. Continue a leitura!

Quais são os benefícios da Cloud?

Antes de mais nada, é importante entender quais benefícios a migração para a Cloud pode trazer para a sua empresa. Para começar, os serviços baseados em nuvem podem ser implantados mais rapidamente. Isso permite que as empresas conectem sistemas perfeitamente e melhorem a eficiência com todos os seus serviços em um menor tempo. Mas não é só isso!

Mudar para a nuvem oferece escalabilidade quase ilimitada, com a capacidade de remodelar drasticamente a infraestrutura de uma empresa e as suas cargas de trabalho para acomodar as necessidades. 

E os custos operacionais ainda são reduzidos. Afinal, a migração significa que você paga apenas pelo que usa, sem necessidade de manter data centers caros quando suas informações importantes estão hospedadas na Cloud. 

Além disso, como todos os seus dados são armazenados na nuvem, eles podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. E sem comprometer a segurança, que também é um ponto que merece destaque.

Quando devo migrar os dados da minha empresa do on-premise para a Cloud?

A tomada de decisões dentro de uma empresa não deve ser feita de forma impulsiva. Isso não é bom para os negócios e, inclusive, pode acabar prejudicando os resultados. Assim, existem alguns pontos a serem considerados para saber quando migrar os dados do on-premise para a Cloud:

Quando houver falhas na segurança do data center

Considerando que plataformas on-premise podem apresentar erros com certa frequência, principalmente quando o assunto é segurança, é fundamental considerar a migração. Afinal, a Cloud fornece níveis mais altos de segurança e integridade de dados do que os data centers tradicionais.

Se você quer contar com mais recursos tecnológicos para a sua empresa

Sem dúvidas, investir em recursos inovadores se tornou uma oportunidade essencial para que sua empresa possa crescer cada vez mais no mercado de trabalho. Sendo assim, a migração para a Cloud é uma ótima oportunidade para usufruir de recursos ágeis e mais modernos.

Quando existe a necessidade de mobilidade operacional

Tendo em vista que a modalidade de home office se tornou uma necessidade, é impossível não pensar na dificuldade que a falta de acesso aos materiais de trabalho em plataformas on-premise pode causar entre os colaboradores da empresa.

Por esse motivo, o serviço de armazenamento em nuvem é extremamente necessário. Assim, a mobilidade operacional é um fator decisivo para considerar a migração.

Para otimizar os softwares de Business Intelligence

O armazenamento em nuvem pode contribuir para a otimização dos softwares de business intelligence na rotina corporativa. Assim, com a migração do on-premise para a Cloud, as aplicações de inteligência de negócios passam a ser mais fáceis de operar e configurar.

Dessa forma, a migração para a Cloud proporciona mais praticidade para o dia a dia de uma organização, inclusive no que diz respeito ao data management, ou gerenciamento de dados. Isso porque os dados encaminhados para a nuvem podem ser acessados de qualquer lugar com acesso à internet. 

Com a migração e o apoio de análise de dados de qualidade e em tempo real, a tomada de decisões se torna mais assertiva, com menos chances de erro.

Quando for necessário reformar o data center

É certo que considerar a possibilidade de migração para nuvem exige que todos os prós e contras sejam analisados, porém, muitas vezes, um dos fatores que acaba sendo um fator decisivo para essa migração é o custo-benefício.

E, ao pensar nisso, deve-se levar em consideração que o investimento na migração acaba sendo uma ótima oportunidade para economizar. Isso ocorre porque o serviço de Cloud se mostra como uma ferramenta mais estável e vantajosa economicamente.

Quando migrar do on-premise para a Cloud

Conheça o serviço de nuvem do Google e saiba como fazer a migração para a Cloud

Se você tem dúvidas sobre os sistemas em nuvem disponíveis no mercado, o Google Cloud é uma ótima opção para quem quer tornar o serviço mais prático e com melhor custo-benefício.

Como o nome sugere, o Google Cloud Platform se trata da plataforma de armazenamento em nuvem oferecida pelo Google. Essa ferramenta permite que os dados e recursos sejam utilizados com maior segurança. 

A fim de atender todas as demandas da empresa, a plataforma de nuvem do Google oferece diversas funcionalidades. Com isso, é possível otimizar as atividades realizadas pela empresa, gerenciar os processos com mais agilidade e otimizar o desempenho, o escalonamento e a segurança. 

Agora que você já sabe os benefícios do armazenamento em nuvem e quando realizar a migração do on-premise para a Cloud, conte com a Hvar Consulting! Nós temos uma equipe altamente capacitada para oferecer as melhores soluções para todos os clientes. Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas: https://hvarconsulting.com.br/contato/.

Posts relacionados

Deixe um comentário