fbpx

SAP no Google Cloud – Uma Jornada para a Nuvem

6 minutos para ler

Quando falamos em gestão e controle dentro das organizações, é praticamente impossível não pensarmos em sistemas de gestão empresarial (ERP). Afinal, são eles os responsáveis por melhorarem a eficiência do controle e gerenciamento das informações e dados das companhias. E um dos sistemas mais conhecidos e completos é o SAP. Você provavelmente já o conhece, mas você sabia que é possível implementar o SAP no Google Cloud?

Inúmeras empresas estão embarcando em transformações digitais de larga escala. E isso inclui a migração dos sistemas de gestão para a nuvem. Apesar de ser um processo complexo que requer algumas considerações antes do início da migração, os benefícios do armazenamento em cloud são muitos. Especialmente no Google Cloud. 

E por que o Google Cloud, você deve estar se perguntando. Bom, isso é simples: a tecnologia do Google está transformando a forma de gerenciamento dos aplicativos na nuvem. Que tal saber mais sobre o assunto?

Continue acompanhando e veja 5 motivos para migrar os dados da sua empresa para o Google Cloud. E se você quiser saber mais sobre o processo de migração do on-premise para a cloud, leia o nosso artigo sobre o assunto!

A rede global do Google otimiza a experiência do usuário 

Atualmente, poucas coisas são mais importantes do que a experiência do usuário. E nesse quesito, o Google sai na frente dos concorrentes. Ao migrar o SAP para o Google Cloud, os usuários finais terão a mesma rede segura, confiável e de baixa latência que abriga os serviços Google acessados diariamente por bilhões de pessoas, como Gmail, Pesquisa Google e Google Chrome, por exemplo.

O SAP Fiori é uma solução de experiência do usuário simplificada do SAP. E ela é aprimorada quando as empresas executam o SAP na plataforma Google Cloud, pois o SAP passa a ser alimentado pela rede global do Google, que é projetada para entregar um tempo de atividade e desempenho ideias.

O Google Cloud é protegido

Segundo a própria GCP (Google Cloud Platform), o Google Cloud é executado em uma plataforma de tecnologia concebida, projetada e construída para operar com segurança. Ou seja, a segurança dos seus dados vem em primeiro lugar! Ainda de acordo com a plataforma, o Google é inovador em hardware, software e tecnologias de gerenciamento de sistemas. 

Após essa declaração, podemos afirmar que a segurança é padrão no Google Cloud. Dessa forma, tudo o que as empresas precisam fazer é migrar os seus dados. Enquanto as informações estão em repouso ou em trânsito, o Google se encarrega de criptografá-las para evitar o vazamento de qualquer dado.

Para aprimorar a análise de dados da sua empresa, experimente combinar os dados transacionais SAP com o Google BigQuery. Assim, é possível realizar análises em petabyte de dados e transformar os insights do seu negócio.

Inovações em Inteligência Artificial e Machine Learning do Google

Um negócio inteligente preza pela otimização dos processos. Sendo assim, apostar na padronização é uma forma de potencializar a eficiência operacional. Somando esse artifício com a transformação digital, abre-se um caminho para a automação dos processos por meio do SAP.

E quais são os benefícios dessa combinação? O SAP oferece o melhor em inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e recursos analíticos. Já o Google possui uma vasta oferta de soluções de IA predefinidas que auxiliam as empresas a acelerar o processo de se tornarem empresas inteligentes. Dessa forma, é possível que elas operem com inteligência adicional, análises incorporadas e insights aprimorados.

Infraestrutura virtual flexível e altamente adaptável do Google Cloud

Já imaginou como seria não estourar orçamentos ou atrasar projetos por causa de estimativas de dimensionamento imprecisas? Essa não é uma preocupação com o Google Cloud. O sistema SAP certificou a máquina virtual (VM, Virtual Machine) de 12 TB do Google, o que garante flexibilidade nos processos de dimensionamento.

Mas o que isso quer dizer? Isso significa que a sua empresa pode, por exemplo, aumentar a escala de uma VM de 12 TB em 30 segundos, pagar pelo que usou e diminuir a escala no momento que for necessário.

Esse recurso pode ser utilizado em diversas circunstâncias, como a expansão das empresas para atender às demandas do lançamento de um novo produto ou a redução após a conclusão de algum projeto, por exemplo!

Além disso, o Google Cloud conta com um recurso exclusivo de migração ao vivo. Esse recurso permite atualizações de infraestrutura, patches e manutenção, sem que seja preciso reiniciar o sistema. Como consequência, obtém-se a melhora no tempo de atividade do sistema SAP. 

A grande capacidade de VM do Google Cloud e o recurso exclusivo de migração ao vivo são duas funcionalidades que permitem que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas prioridades dos negócios, mas continuem fornecendo resultados apurados e confiáveis.

Gerenciamento de custos do Google Cloud

O melhor, fica para o final: com o Google Cloud, você paga apenas pelo que usa. A plataforma de armazenamento do Google garante às empresas flexibilidade financeira e controle dos custos. Além disso, o Google possui alertas para ajudar as empresas a monitorar e gerenciar com segurança o orçamento de cada etapa do processo.
Quer descobrir como migrar a sua empresa para o Google Cloud? Baixe o e-book “Jornada para a Nuvem”, elaborado pelo Google para te ajudar no início dessa jornada. Quando você se sentir preparado para a migração, conte com a Hvar Consulting! Nós temos uma equipe pronta e altamente capacitada para te ajudar com a melhor solução. Entre em contato conosco para tirar as suas dúvidas.

Posts relacionados

Deixe um comentário